terça-feira, 3 de julho de 2012

Víbora Cornuda... Curiosidade Melhoral



Sendo a nossa cultura de origem judaico-cristã, em Portugal há a tendência de associar a imagem da serpente com o mal (a tentação de Eva pela serpente no Paraíso).
No caso das víboras, elas são capturadas e mortas porque se pensa que a sua cabeça dá sorte e atrai dinheiro (quando usada com amuleto), sendo também utilizadas na preparação de receitas para curar as mais diversas maleitas e em magia negra.

A víbora-cornuda é uma das duas espécies de víboras existentes em Portugal, encontrando-se distribuída por todo o território, embora em populações dispersas e isoladas, associadas sobretudo a zonas montanhosas e com baixo grau de ocupação humana.

É um animal difícil de encontrar, a não ser por mero acaso, pelo que, quando isso acontece, o avistamento é muito próximo, o que torna a situação pouco agradável. Não pelo seu tamanho, que é de cerca de 70 cm, mas sobretudo por ser venenosa.
O seu nome vem do facto de possuir um apêndice nasal revirado para cima e a sua identificação é relativamente fácil atendendo a esta característica e ao facto de se distinguir de outras serpentes por ter uma pupila vertical.
A sua cabeça, como acontece com as restantes víboras, tem uma forma triangular característica. A sua cor é cinzento azulado, possuindo no dorso uma mancha mais escura, em zig-zag, ao longo de todo o corpo.

Importante mesmo é que esta espécie faz parte da fauna portuguesa e a sua existência é muito importante no combate aos pequenos roedores.


Uma fofura, portanto! Para mim, se evitar que venham a aparecer ratinhos no meu quintal... é uma bicheza Melhoral!

Fontes:
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=616&articleID=1602
http://bicharada.net/animais/animais.php?aid=126

2 comentários:

acido acetilsalicilico disse...

Não gostava nadinha de dar de caras com o apêndice nasal desta criatura digna de prodígios!

Cafeína disse...

Me neither... :S

Mas que tem graça, a bicheza, tem. :)